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Que daqui para frente vamos viver um “novo normal” já não é mais novidade para ninguém. Neste novo cenário, as empresas estão a todo tempo pensando em novas formas de sobrevivência, em novos modelos de negócio e de receita, estudando comportamentos e hábitos, refazendo todo planejamento e utilizando novas tecnologias.

Independente de todos esses fatores, é preciso lembrar que o “combustível” por trás de toda gestão da mudança é (e continuará sendo) movido por pessoas. E por trás de pessoas existe uma infinidade de medos, receios, estímulos, sentimentos, incertezas e mais uma dezena de milhares de outros fatores que acometem o homo sapiens. Podemos afirmar sem medo que nessa nova conjuntura, uma das áreas mais exigidas nesse dito “novo normal” é sem sobra de dúvidas a área de Recursos Humanos juntamente com os colaboradores que atuam na área e que assim como os demais, naturalmente também estão sentindo os impactos causados pela pandemia do corona vírus. É um desafio duplo para os gestores de RH.

Tivemos acesso a uma recente pesquisa da consultoria global Elliot Scott que foi feita com mais de 500 profissionais de RH de alta e média gestão e em mais de 17 países sobre os desdobramentos da Covid 19 e o resultado foi surpreendente: tanto no Brasil como no mundo, a saúde mental dos colaboradores apareceu em segundo lugar quando perguntados sobre quais eram os principais desafios enfrentados pela área de RH nesse momento atual. Sem grandes surpresas, a gestão de crise ficou em primeiro lugar.

presente_corporativo

Em quarto, quinto e sexto lugar apareceram: envolvimento dos funcionários, o home office e o gerenciamento de desempenho respectivamente. Chama atenção que dos seis itens listados, metade deles tem relação direta com a motivação e o engajamento dos colaboradores.

Como fornecedor de soluções para a área de recursos humanos, percebemos de fato um aumento exponencial de empresas comprando experiências e presentes corporativos para proporcionar momentos de descontração e relaxamento às equipes demonstrando preocupação com aspectos relacionados a produtividade e ao bem-estar dos colaboradores. E não é só isso. Ao que parece, mesmo em meio a pandemia e em um cenário de diminuição dos gastos e de investimentos, os gestores de Recursos Humanos e de áreas consideradas vitais para as empresas parecem reconhecer em sua maioria, a importância de valorizar e de reter seus colaboradores mantendo ações como premiação por tempo de empresa, premiação para equipes de venda e campanhas de incentivo.

Dentre as experiências mais procuradas estão aquelas que reúnem características de grupo dando lugar a experiências individuais e a migração massiva de experiências físicas para as experiências online em tempo real quando comparadas ao período que antecede a pandemia da Covid 19:

experiencias_corporativas

Cuidar da saúde mental dos colaboradores, dar todo apoio e suporte necessário e planejar ações para uma volta gradativa da normalidade estão entre os principais desafios dos gestores de Recursos Humanos. É notório desde já a busca gradativa por atividades externas e experiências ao ar livre em grupo que vão na direção contrária do momento atual. O mercado já dá sinais claros que essa é a nova “bola da vez” num novo cenário cercado de cuidados que deve perdurar por um bom tempo e onde o home office chegou de vez para ficar. O mundo corporativo certamente não será mais o mesmo.

QUERO RECEBER OS RESULTADOS DA PESQUISA SOBRE O IMPACTO DO CORONAVIRUS PARA A ÁREA DE RH, NO BRASIL E NO MUNDO

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Sobre o autor

Fernando Accacio é CEO da Original Experience, uma empresa de experiências fora da caixa e de impacto que fomenta negócios para microempreendedores através de experiências por meio de um modelo que tem impacto econômico, social e ambiental através de uma rigorosa e cuidadosa curadoria para garantir e oferecer experiências únicas, marcantes e inesquecíveis para o mercado corporativo.

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