Conteúdo deste artigo

COMPARTILHE
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email

Conteúdo deste artigo

Festa de fim de ano empresa: como fazer e 5 ideias para surpreender colaboradores

A festa de fim de ano é um evento tradicional que marca o encerramento de um ciclo e o início de um novo. Além das celebrações familiares e pessoais, as empresas também realizam suas próprias confraternizações, conhecidas como festa de fim de ano da empresa

A data pode ser utilizada como um momento de agradecimento, comemoração e engajamento, além de ser uma oportunidade para colaboradores e gestores se integrarem e reforçarem laços. 

Neste artigo, vamos falar sobre a origem das festas de fim de ano, o que é a confraternização de fim de ano, a importância desses eventos, seus benefícios, como organizar uma festa bem sucedida e 5 ideias para surpreender seu time. Vamos lá?

festa fim de ano empresa

Como surgiram as festas de fim de ano?

Comemorar o fim do ano e o começo do próximo é uma tradição no mundo todo. O primeiro dia de janeiro se consolidou como ano-novo no século 16, com o surgimento do calendário gregoriano, mudança realizada pelo papa Gregório XIII. Com o tempo, outros países foram adotando o novo calendário. O Brasil reproduziu essa prática por conta da influência portuguesa, um país católico. Com o tempo, as organizações começaram a festa de fim de ano empresa para engajar, integrar e reter o time de colaboradores.

Já a origem da comemoração geralmente é atribuída a Mesopotâmia, em 2000 a.C., mas persas, fenícios, assírios e gregos, desde tempos remotos, realizavam celebrações de passagem de ano. Outro acontecimento que ajudou a espalhar a comemoração foi um decreto do líder romano Júlio César, que estabeleceu o 1º de janeiro como o “dia do ano-novo” em 46 a.C. 

Festa de fim de ano empresa: o que é e porque importa?

A festa de fim de ano empresa é um evento organizado pela própria empresa para reunir colaboradores, gestores e, em alguns casos, também seus familiares, em um ambiente descontraído e festivo. Essas confraternizações são momentos de celebração e integração, nos quais os funcionários podem interagir além da rotina profissional. Geralmente, a confraternização final de ano é realizada próxima ao Natal e ano-novo, e pode variar em tamanho e estilo, dependendo das características e cultura da organização. 

É comum investir em ações e eventos corporativos, como a festa de fim de ano empresarial, por várias razões. O sentimento de bem-estar, recompensa e acolhimento é fundamental para que os colaboradores permaneçam dispostos.

Além disso, as festas de fim de ano são uma ótima oportunidade para engajar seu time! Promover interação, melhorar o clima organizacional e dar aquela motivada, o que consequentemente garante mais produtividade e resultados.

A ideia de recomeço e início de um novo ciclo na empresa também é importante para resetar o mindset dos colaboradores, garantindo que as conquistas sejam comemoradas e novos objetivos estabelecidos.

Benefícios da festa de fim de ano empresa

Além de fortalecer os laços entre colaboradores e contribuir para um ambiente de trabalho mais positivo, as festa de fim de ano empresa trazem uma série de benefícios para a organização como um todo. Confira alguns deles:

– Retenção de talentos: a realização da confraternização de fim de ano mostra que a organização se preocupa com o bem-estar e a satisfação dos colaboradores. Isso contribui para a retenção de talentos, uma vez que os funcionários se sentem valorizados e têm mais motivação para permanecerem na empresa.

– Melhoria do clima organizacional: festa de fim de ano empresa ajudam a criar um clima de trabalho mais leve e descontraído. Isso influencia diretamente no bem-estar dos colaboradores, promovendo a harmonia, colaboração e produtividade.

– Fortalecimento da marca empregadora: ao promover confraternização final de ano, a organização demonstra preocupação com a qualidade de vida de seus colaboradores. Essa postura contribui para uma imagem positiva da empresa como marca empregadora, atraindo talentos qualificados e reforçando sua reputação no mercado.

– Networking e relações comerciais: as festas de fim de ano empresa também são uma excelente oportunidade para estabelecer e fortalecer relacionamentos comerciais. Além da comunicação entre diferentes departamentos da mesma empresa, convidados externos, como clientes e fornecedores, podem participar das comemorações, proporcionando um ambiente propício para networking e negociações informais.

festa final de ano da empresa

Como organizar a festa de fim de ano empresa?

Uma boa festa não existe sem uma boa organização! A festa de fim de ano empresa precisa ser bem planejada para que realmente engaje e integre o time. Se for um evento online, o nível de interatividade e dinamismo deve ser maior, para prender a atenção do colaborador. 

Lembre-se, cada empresa tem suas características e cultura própria. Ao adaptar essas informações e dicas à realidade da sua organização, você criará uma festa de fim de ano empresarial impactante. Confira o passo a passo:

1. Planejamento com antecedência e defina o orçamento

Se você organizar a festa de fim de ano empresa de última hora, vai ser mais difícil garantir a qualidade do evento. As possibilidades de escolha, como comida e locais, diminuem e os preços aumentam. Sem falar que um período de planejamento maior permite que você faça escolhas mais pensadas e inteligentes.

Como a confraternização de fim de ano acontece em dezembro, a organização deve começar, no máximo, em setembro ou começo de outubro. Quanto mais cedo melhor!

Em seguida, defina o orçamento! Só depois dessa decisão é possível pensar nas opções que cabem dentro do limite financeiro. Considere todo o evento, desde a definição do cardápio até o brinde corporativo final de ano. Lembre-se de ser realista.

2. Local, convidados, tema e outras escolhas importantes

Já na parte prática do planejamento é necessário fazer várias escolhas, como número de convidados, objetivo, o local, a data e o horário, tudo levando em consideração o orçamento disponível. Defina também se o evento será presencial, híbrido ou remoto. Como falamos, planejar com antecedência garante a reserva do espaço e a contratação de serviços necessários

O primeiro passo é definir quantas pessoas serão convidadas para a festa de fim de ano empresa. Todos os colaboradores? Familiares também? Quantos convidados por pessoa? Algum cliente participará? Esta escolha guiará as outras, pois o número de convidados impacta o orçamento do restante da festa. 

O próximo passo é escolher o local da confraternização de fim de ano. Será na sede da empresa ou em outro lugar? Considere que com um salão externo você gastará mais, mas ele também permite a criação de um momento especial e diferente do cotidiano profissional.

Por fim, escolha um tema para a festa que reflita a identidade da empresa e crie um ambiente divertido. Essa é uma maneira de inovar e surpreender o time em cada evento corporativo. Você vai criar uma expectativa, então abuse da criatividade! Em seguida, planeje a decoração de acordo com o tema escolhido.

3. Alimentação e bebidas

Comida e bebidas são muito importantes, certo? Escolha com carinho, pense no que os colaboradores vão gostar e seja inclusivo. Considere também restrições alimentares (como intolerância à lactose) e preferências individuais (como pessoas veganas).

Por fim, contrate um serviço de buffet que atenda aos requisitos de qualidade e variedade. Outra dica importante é equilibrar bebidas alcoólicas com opções sem álcool.

confraternização de fim de ano

4. Atrações e dinâmicas

Considere contratar uma atração especial para surpreender os colaboradores na festa de fim de ano empresa. Nesse caso, é importante considerar o perfil dos convidados e o que eles vão gostar.

Considere também a realização de dinâmicas e atividades para unir e divertir o time. Algumas opções são show de talentos interno, jogos de videogame ou cartas, gincanas, roda de conversa em que cada pessoa compartilha um momento especial, etc.

5. Premiação e reconhecimento

Aproveite a festa para reconhecer e premiar colaboradores que se destacaram ao longo do ano. Entregue certificados, troféus ou presentes especiais para celebrar conquistas. Uma ideia legal é envolver a equipe na decisão e ser democrático. Uma votação entre o time, por exemplo.

6. Comunicação, imersão e engajamento

Divulgue a confraternização final de ano com antecedência, criando expectativa entre os colaboradores. Promova a participação de todos, incentivando a sugestão de músicas, jogos ou outras atividades que possam ser incluídas no evento. Como falamos no tópico 4, as dinâmicas podem ser muito úteis.

Lembre-se que a comunicação visual faz toda a diferença! O convite, por exemplo, pode ser personalizado com o tema da festa para criar expectativa. A linguagem do convite precisa fazer sentido para a organização e nele já comunique com clareza a data, local, horário e dresscode.

Outro elemento importante para a imersão e engajamento da festa fim de ano empresarial é a decoração. Mesas organizadas, iluminação e acessórios básicos já criam um ambiente acolhedor. Em festas temáticas, relacione a decoração à inspiração do evento. 

Por fim, se for possível, invista em brinde corporativo final de ano. Essa é uma forma de demonstrar carinho e gratidão em relação aos colaboradores. Escolha um item que agrade os convidados ao mesmo tempo que demonstra o posicionamento da organização.

7. Pós-festa

Após a festa, agradeça a presença de todos e compartilhe fotos e momentos especiais nas redes sociais da empresa. Essa continuidade nas mídias sociais ajuda a manter a energia positiva gerada pela festa. Uma ideia estratégica é estabelecer metas de engajamento e de participação. O objetivo é ter um parâmetro para avaliar o sucesso do evento. 

20 ideias para confraternização de fim de ano empresa

Para você não errar na hora de organizar uma boa festa, o nosso time de curadoria preparou 20 ideias para confraternização de fim de ano empresa:

  1. Show de talentos: os melhores momentos

Uma maneira da empresa valorizar o talento dos colaboradores além da perspectiva profissional durante a confraternização final de ano! Neste show de talentos, todos poderão participar com uma atividade artística livre. Os participantes enviarão vídeos e links de votação serão gerados em uma plataforma. Os mais votados serão os finalistas que aparecerão no telão no dia do evento e concorrerão a prêmios.

ideias para confraternização de fim de ano empresa
  1. Amigo secreto Original

Uma opção que une as  experiências da Original Experience com a festa de fim de ano empresa! A experiência é conduzida por um mestre de cerimônias de forma leve, descontraída e divertida. Os presentes trocados entre os colaboradores são experiências disponíveis no site da Original e um quiz temático pode ser adicionado para animar ainda mais. O amigo secreto é uma brincadeira muito divertida e tradicional no final de ano. Também é uma forma de garantir a interação entre os colaboradores de departamentos diferentes dentro da mesma organização.

festa de fim de ano da empresa
  1. O último happy hour do ano

O último happy hour do ano é por conta da empresa! Durante esta atividade, a empresa vai garantir um happy hour divertido e descontraído para todos os colaboradores, com atrações, foodtrucks e especialistas em cervejas, tudo para garantir uma festa de fim de ano empresarial inesquecível.

4. Experiência parrileira com jantar degustação

Em um espaço gastronômico rústico e aconchegante, os segredos sobre o universo da parrillada serão revelados! Será demonstrado como operar um churrasco a base de lenha, como grelhar os cortes tradicionais de carnes argentinas e uruguaias, e também como agradar um vegetariano através de legumes grelhados. Além disso, será demonstrado o preparo do tradicional molho chimichurri. Por fim, é claro, um jantar delicioso como presente final de ano corporativo!

ideias para confraternização de fim de ano empresa

5. Carreta Furacão animando sua festa

Siga em frente, olhe para o lado! Para animar sua confraternização de fim de ano ao máximo, a Carreta Furacão entra na festa trazendo toda a irreverência de personagens icônicos dos quadrinhos e da TV, dançando diversos ritmos musicais. Tudo isso sem perder a nossa pitada de brasilidade e claro, a possibilidade de gerar muitos memes!

festa de fim de ano empresa

6. Feedback construtivo

Uma ótima maneira de incentivar a interação entre funcionários é por meio de feedbacks. Durante esta atividade, os colaboradores vão escrever feedbacks positivos e construtivos para seus colegas de trabalho. Uma forma muito bacana de melhorar o desempenho para o próximo ano! A empresa pode disponibilizar templates de cartinhas bem legais para os participantes escreverem os feedbacks, garantindo um clima amigável na festa de fim de ano empresa.

7. Natal lúdico

Uma confraternização alegre, descontraída e leve é o que você pode esperar! Um momento de brincadeiras temáticas, jogos e histórias, organizado e conduzido por um mestre de cerimônias e artista lúdico, vestido a caráter. Essa experiência de confraternização final de ano também pode acompanhar um kit surpresa para colaboradores.

confraternização fim de ano

8. Kart experience: velocidade e adrenalina

Sentir toda a adrenalina correr pela pista com a potência que só uma corrida de karts pode te oferecer é uma experiência única! O processo é conduzido por uma equipe profissional de corrida que vai garantir a segurança em todo processo. Esta experiência de festa de fim de ano empresarial também pode contar com um happy hour e premiações por participação!

Festa de fim de ano empresa: como fazer e 5 ideias para surpreender colaboradores 1

9. Palestra de fim de ano

Uma palestra motivadora para potencializar atitudes positivas! Uma ótima forma de celebrar o ano, corrigir erros e alcançar resultados melhores.

10. Festa de fim de ano empresa personalizada

A partir de uma imersão no briefing, a curadoria da Original Experience vai criar um evento totalmente personalizado. Como ativações extras temos: robô dançarino, estação de experiências sensoriais, bar de coquetéis moleculares, entretenimento holográfico, show de drone e muito mais.

festa fim de ano empresarial

11. Show de auditório: brincadeiras de televisão

Esta experiência de confraternização de fim de ano envolve muita animação, leveza e engajamento para o próximo ano. Todos poderão participar, pois os melhores jogos da televisão serão relembrados: qual é a música, Gugu na minha casa e muito mais! Tudo isso conduzido por um mestre de cerimônias que também é comediante, então pode contar com muitas risadas. Antes do evento, os participantes poderão receber kits lúdicos.

12. Vinhos e pintura mindfulness

Já pensou em oferecer para o seu time uma momento de conexão, integração e descompressão como confraternização final de ano? Essa experiência envolve vinho e a arte da pintura, proporcionando relaxamento e mindfulness. Ao final da atividade, todos terão uma pintura que poderá ser parte de um painel de exposição na própria sede da empresa.

Festa de fim de ano empresa: como fazer e 5 ideias para surpreender colaboradores 2

13. Quiz interativo com banda 

Um show com diversão e música para todos os gostos. Esta experiência é conduzida por um mestre de cerimônias e uma banda que trazem um quiz voltado à cultura pop. Os colaboradores participam do quiz e das dinâmicas, além de interagir com a banda e animador. A banda toca um repertório previamente alinhado, mas também atende pedidos dos participantes e faz jogo de adivinhação das trilhas sonoras mais famosas. Um festa de fim de ano empresa bem animada!

14. Live show com banda e recursos interativos

Esqueça tudo o que você já viu sobre festas online: um show virtual cheio de recursos que possibilitam muita interação dos participantes com a banda, que tem muitas músicas no repertório. Quem manda nessa experiência são os colaboradores! E tudo isso com uma infraestrutura de transmissão completa e profissional, em que a toda a interação da festa de fim de ano empresarial ocorre por um aplicativo em tempo real. 

15. Karaokêra Querida: show drag

Esse show drag resgata a essência da MPB (Música Popular Brega) com o objetivo de aproximar os espectadores e os deixarem a vontade para cantar suas músicas preferidas. Dentro desta ação de festa de fim de ano empresa, também acontecem performances drag com músicas populares que todo mundo conhece e sabe cantar um trechinho. 

drag queen

16. Workshop jornada olfativa: crie um perfume

Este workshop é uma experiência sensorial em que você se torna perfumista por um dia. Com o apoio de um guia profissional, além de um kit com essências, fitas olfativas e frascos de teste, cada participante criará um perfume. Entenda a construção de uma fragância e estimule suas habilidades criativas em um encontro com memórias olfativas!

17. Workshop e degustação pelo universo do café

Uma experiência interativa com o objetivo de aprofundar de modo prático o conhecimento  sobre uma das bebidas mais conhecidas do mundo, o café. Este workshop conduzido por um barista qualificado levará os participantes ao universo do café de forma descontraída, através de ações explicativas sobre qualidade, espécies, variedade e processos. Com um instrutor para orientar e tirar dúvidas, os participantes também terão uma experiência degustativa para estimular a criatividade e a troca de informações. Uma confraternização de fim de ano com aprendizado e degustação!

festa final de ano da empresa

18. Degustação guiada de cachaça

Nessa experiência de festa de fim de ano empresa, o participante conhecerá muito além da cachaça. Através de uma metodologia que combina doses de história e de degustação, os participantes descobrirão diversas maneiras de apreciar a cachaça e conhecerão mais sobre a história dessa bebida brasileira. Um conteúdo dinâmico e interativo conduzido por um mestre alambiqueiro, sommelier de cachaças que também é master blender.

19. Da uva ao vinho + kit degustação

Conhecer o universo do vinho de forma simples e descomplicada! É o que propõe essa deliciosa experiência sensorial, uma viagem nesse universo tão fascinante que passeia por diferentes países, cores, aromas, sabores e texturas. Um momento de troca e descompressão, com um especialista para tirar dúvidas e kit para degustação de diferentes vinhos.

20. Tour de azeite: experiência gastronômica e cultural

Neste tour especial, os participantes serão acompanhados de um monitor que apresentará o olival e o lagar, bem como o processo de cultivo de oliveiras e de extração de azeites de oliva e abacate. Esta experiência compreende ainda uma sessão de degustação de azeites.

Festa de fim de ano empresa: como fazer e 5 ideias para surpreender colaboradores 3

A festa de fim de ano empresa é um momento especial para celebrar e fortalecer os laços entre colaboradores e gestores. Além de promover a integração, esses eventos contribuem para um clima organizacional mais positivo, melhoram a retenção de talentos e fortalecem a imagem da empresa. Ao investir em uma confraternização de fim de ano, você está investindo no bem-estar e no sucesso de sua equipe, criando uma base sólida para o próximo ano.

Caso precise de ajuda para realizar essa festa, a Original Experience tem um time de curadoria e produção de eventos especializado. Pode relaxar, a gente cuida de tudo por você, temos anos de experiência na área. Clique aqui e fale com um dos nossos especialistas.

Leia também esses artigos