Conteúdo deste artigo

COMPARTILHE
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email

Conteúdo deste artigo

Dia das Mães na empresa: ideias de ações para fugir do convencional!

Como o Dia das Mães surgiu?

Antes de falar sobre o Dia das Mães na empresa, vamos falar sobre como a data surgiu!

O Dia das Mães foi criado como uma homenagem à vida de Ann Jarvis. O falecimento dela, em 9 de maio de 1905, afetou muito a sua filha Anna Jarvis. Anos depois, ela decidiu criar uma data comemorativa para homenagear a sua mãe. O trabalho de Anna Jarvis fez com que um memorial em homenagem a ela fosse realizado em maio de 1908 — esse foi o primeiro Dia das Mães.

dia das mães na empresa
Anna Jarvis, grande idealizadora do dia das mães!

Anna Jarvis lutou para que o Dia das Mães se tornasse uma data comemorativa permanente nos Estados Unidos. Nesse sentido, ela contou com o apoio de um comerciante chamado John Wanamaker.

Ainda em 1908, Elmer Burkett, um senador do Nebraska, levou a proposta para o Senado norte-americano, mas ela não foi aprovada. Mesmo assim, a comemoração em homenagem às mães espalhou-se pelos Estados Unidos. A partir de 1909, Anna Jarvis dedicou-se inteiramente à sua missão de conseguir a oficialização do Dia das Mães.

Em 1910, o estado em que a mãe de Anna atuou como ativista, a Virgínia Ocidental, tornou o Dia das Mães oficial. Dois anos depois, em 1914, o Congresso norte-americano estabeleceu o segundo domingo de maio como data para a celebração, e a medida foi ratificada pelo então presidente do país, Woodrow Wilson. A data foi criada exatamente como forma de homenagear todas as mães. Hoje em dia, a homenagem chegou no ambiente corporativo e o Dia das Mães na empresa surgiu.

Dia das Mães no Brasil

No Brasil, o Dia das Mães chegou um pouco atrasado! A primeira celebração para comemorar o Dia das Mães foi registrada em 12 de maio de 1912 em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.

ações dia das mães
O dia das mães é uma data muito importante aqui no Brasil!

Somente em 5 de maio de 1932, sob uma grande pressão do movimento feminista brasileiro, o presidente Getúlio Vargas emitiu o Decreto N 21.366. Por meio desse documento determinou-se o segundo domingo do mês de maio como um momento para comemorar “sentimentos e virtudes” do amor materno.

Desde então, o Dia das Mães é comemorado no segundo domingo do mês de maio com o objetivo de homenagear todas as mães do país.

A importância do Dia das Mães

A data também representa a luta do movimento feminista que se instalou no mundo todo procurando igualdade de gêneros. O movimento foi um dos grandes motores para esta data se consolidar.

ideias de ações dia das mães
O movimento feminista foi um dos grandes reponsáveis pela inserção do dia das mulheres no mundo todo!

Durante o século XX, o movimento ganhou força em diferentes partes do mundo, causou barulho e pressionou até ser ouvido. Por esse motivo, conhecemos muitas das datas que homenageiam figuras femininas e que levam a mensagem da igualdade de gêneros.

E com o dia das mães não foi diferente, o movimento feminista foi fundamental na criação dessa data que comemoramos todos os anos. 

Como o movimento feminista também teve grande influência na abertura de espaço para as mulheres no mercado de trabalho, o Dia das Mães na empresa é uma data essencial! Uma forma de valorizar e engajar as colaboradores e uma chance de falar da maternidade de forma inclusiva.

Mães no mercado de trabalho

Em 1981, o economista Gary Becker argumentou que os princípios do livre mercado também se aplicavam ao lar. A família funcionava como uma pequena fábrica, com cada pessoa fazendo escolhas racionais para maximizar o valor: foi o que ele escreveu ele em “Um Tratado sobre a Família” (parte do trabalho pelo qual ele mais tarde ganharia o Prêmio Nobel).

“O que está implícito na lógica conservadora é que as boas mães fazem a escolha certa, e a escolha certa é priorizar sua família”, disse Swinth – embora ela tenha dito que essa lógica se aplica principalmente a mulheres brancas casadas de classe média.

“É o neoliberalismo como sistema econômico – a desregulamentação e o desinvestimento em apoio e assistência”, disse Orgad. “Mas também é o neoliberalismo como racionalidade – como nós, como indivíduos, internalizamos essa ideia de que somos responsáveis por nossas vidas e é nossa culpa se falhamos, porque fazemos escolhas.”

Em meados da década de 1980, a ideia se solidificou como “A escolha da mãe”, como dizia a manchete da Newsweek de 1986. A escolha foi apresentada como ou / ou – trabalhar ou ficar em casa – ou para explicar por que as mulheres “escolhem” empregos de menor remuneração.

Dia das mães na empresas: ideias de ações para fugir do convencional! 1
Nem sempre essa escolha é uma decisão fácil para as mães.

A ideia de escolha foi se dissolvendo com o tempo, mas podemos observar reflexos dessa filosofias até  hoje. Muitas vezes a mãe se encontra em um lugar de escolha desconfortável, onde não existe certo ou errado!

Segundo o jornal The New York Times, hoje em dia, a divisão é menos acentuada: três quartos das mães estão empregadas. Mas muitas se sentem forçadas a tomar decisões dolorosas, como deixar seus filhos sob cuidados inadequados ou trabalhar em empregos que não teriam escolhido em circunstâncias diferentes.

A situação ainda é enquadrada como uma decisão da própria mulher – inclinar-se em uma decisão ou optar por se ausentar de outra – e a linguagem de escolha continua a moldar os debates políticos e sociais da sociedade atual.

A importância do Dia das Mães na empresa

Eventos anuais e datas comemorativas são ótimas oportunidades para engajar, reter e incentivar colaboradores. Também é possível aproximar  as equipes de seus gestores e obter uma sinergia mais positiva no ambiente de trabalho.

Se incorporadas à sua cultura organizacional, essas comemorações ajudam a construir laços, engajar o time e promover um ambiente mais colaborativo a fim de reforçar os valores da sua organização. Mostram ainda, o quão importantes são seus colaboradores, reconhecendo  habilidades e méritos. No Dia das Mães da empresa, as coisas não são diferentes.
importância do dia das mães na empresa
O feedback é uma forma de reconhecer seus colaboradores.

Em uma pesquisa feita pela Gallup, podemos identificar que engajar seus funcionários e colaboradores gera diversos indicadores positivos de desempenho.

No gráfico podemos notar que quanto mais engajados os colaboradores, maior a produtividade, o lucro e as avaliações dos clientes. Em contrapartida, o número de acidentes e a procrastinação diminuíram, favorecendo o aumento de performance geral da instituição.

6 ações para um Dia das Mães na empresa diferentes

Agora você já entendeu a importância do Dia das Mães na empresa, mas é importante fugir do convencional. Flores e chocolate são um grande clichê. Um caderno ou caneta ficam guardados no fundo do armário. 

Para realmente fazer um efeito positivo da sua organização, você precisa surpreender suas colaboradoras. Dessa forma, sua empresa vai aproveitar o presente corporativo de Dia das Mães para engajar, valorizar e motivarRelacione a data com o objetivo da organização!

Como esse objetivo,  a Original Experience criou experiências que vão inovar o Dia das Mães na empresa. Ideias de ações que causam reflexões sobre a maternidade e tudo que a envolve.

Dia das mães na empresas: ideias de ações para fugir do convencional! 2
A inclusão de todos os tipos de mãe é sempre importante.

O ato de presentear é uma excelente maneira de demonstrar o quão importante as mães são em nossas vidas e na sociedade. É por esse motivo que, durante a escolha dos presentes, o ideal é optarmos por itens que tenham a ver com a personalidade delas, apostando na originalidade e esquecendo os clichês.

Separamos algumas ideias de ações para celebrar o Dia das Mães na empresa, para que você possa surpreender, homenagear e engajar. Confira:

Uma experiência em que as mães vão aprender técnicas e conceitos utilizados no universo dos pilotos profissionais. Na primeira parte da experiência, as pilotas receberão toda a base teórica da parte mecânica e aprenderão a pilotar de forma segura. Na segunda parte, vem a prática, um treino de corrida com o acompanhamento de pilotos profissionais. Além de ser mega divertida, esta experiência de Dia das Mães na empresa incentiva a prática de um esporte majoritariamente dominando pelos homens.

Aprender sobre mecânica garante mais segurança e independência para as mães! Com essa experiência, as colaboradoras aprendem a ligar com situações reais e imprevistos do dia a dia. As participantes vão aprender sobre o be-a-bá da mecânica de carros, manutenção preventiva, possíveis problemas e muito mais. Tudo isso acontece em oficina de mecânica, com profissionais especializados, incluindo todos as ferramentas para o aprendizado prático. Esse é um universo majoritariamente masculino, então é super legal incentivar as mulheres a também aprenderem sobre.

ações de endomarketing para o dia das mães

Imagina ter um perfume com ingredientes escolhidos por você? Nesta experiência olfativa as mães criam o próprio perfume! Os ingredientes são escolhidos por cada colaboradora e a criação é guiada de forma online por um especialista. No final, cada mãe leva um perfume de 50ml exclusivo. A experiência envolve o recebimento de um kit para construção da fórmula do perfume personalizado. Nesta experiência de Dia das Mães na empresa, as participantes também aprenderão sobre a construção de uma fragrância.

cri seu perfume

Nesta experiência, uma música autoral personalizada é criada para as mães! Além de ser a melhor forma de eternizar momentos e sentimentos especiais, é uma recordação que dura para sempre. Toda a criação, composição e produção é feita por uma artista compositora e gravada em estúdio com músicos profissionais, tudo para que você tenha a sua trilha sonora personalizada na mais alta qualidade.

Dia das mães na empresas: ideias de ações para fugir do convencional! 3

Quem disse que churrasco e carne é coisa de homem? Neste workshop ao vivo e em tempo real, as mães vão aprender técnicas, dicas e os segredos para fazer um delicioso hambúrguer artesanal através de uma aula conduzida por mulheres especialistas no assunto e que encontraram neste tema a oportunidade de unir as suas paixões através da gastronomia. Um workshop par Dia das Mães na empresa leve e divertido, que também traz uma reflexão sobre igualdade de gênero e inclusão social.

Dia das mães na empresas: ideias de ações para fugir do convencional! 4

Essa experiência fora da caixa é conduzida por uma médica ginecologista e obstetra que é referência no Brasil em ginecologia natural e traz um bate papo sobre diversas questões e tabus que ainda permeiam a saúde da mulher em diversos temas. Focada principalmente nas mulheres que tanto precisam e pedem por uma medicina mais humana, por médicos que as ouçam verdadeiramente, que respeitem suas peculiaridades, que as empoderem ao invés de lhes levar às dependências e inseguranças diversas.

E aí, gostou dessas ideias de ação pro Dia das Mães na empresa? A gente espera que este artigo tenha ajudado você a entender sobre a importância da data. Se quer ajuda para planejar um endomarketing diferente, clique aqui.

Leia também esses artigos