Conteúdo deste artigo

COMPARTILHE
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email

Conteúdo deste artigo

 Ideias de ações de dia das mães na empresa para fugir do convencional!

 

Como o dia das mães surgiu?

O Dia das Mães foi criado como uma homenagem à vida de Ann Jarvis. O falecimento dela, em 9 de maio de 1905, afetou bastante a sua filha, Anna Jarvis. Anos depois, ela decidiu criar uma data comemorativa para homenagear a sua mãe. O trabalho de Anna Jarvis fez com que um memorial em homenagem a ela fosse realizado em maio de 1908 — esse foi o primeiro Dia das Mães.

Ideias de ações de dia das mães na empresa para fugir do convencional! 1
Anna Jarvis, grande idealizadora do dia das mães!

Anna Jarvis engajou-se para que o Dia das Mães se convertesse permanentemente em uma data comemorativa nos Estados Unidos. Nesse sentido, ela contou com o apoio de um comerciante chamado John Wanamaker.

Ainda nesse ano, Elmer Burkett, um senador do Nebraska, levou a proposta para o Senado norte-americano, mas ela não foi aprovada. Mesmo assim, a comemoração em homenagem às mães espalhou-se pelos Estados Unidos. A partir de 1909, Anna Jarvis dedicou-se inteiramente à sua missão de conseguir a oficialização do Dia das Mães.

Em 1910, o estado em que sua mãe atuou como ativista, a Virgínia Ocidental, tornou o Dia das Mães oficial. Dois anos depois, em 1914, o Congresso norte-americano estabeleceu o segundo domingo de maio como data para a celebração, e a medida foi ratificada pelo então presidente do país, Woodrow Wilson. A data foi criada exatamente como forma de homenagear todas as mães.

 

Como o Dia das Mães surgiu no Brasil?

No Brasil o dia das mães chegou um pouco atrasado! A primeira celebração para comemorar o Dia das Mães foi registrada em 12 de maio de 1912 em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.

Ideias de ações de dia das mães na empresa para fugir do convencional! 2
O dia das mães é uma data muito importante aqui no Brasil!

Somente em 5 de maio de 1932, sob uma grande pressão do movimento feminista brasileiro, o presidente Getúlio Vargas emitiu o Decreto N 21.366. Por meio desse documento determinou-se o segundo domingo do mês de maio como um momento para comemorar “sentimentos e virtudes” do amor materno.

Desde então é comemorado o Dia das Mães no segundo domingo do mês de maio com o objetivo de homenagear todas as mães do país.

 

A importância do dia das mães.

A data também representa uma luta, o movimento feminista que se instalou no mundo todo procurando igualdade de gêneros foi um dos grandes motores para essa data se consolidar.

Ideias de ações de dia das mães na empresa para fugir do convencional! 3
O movimento feminista foi um dos grandes reponsáveis pela inserção do dia das mulheres no mundo todo!

Durante o século XX o movimento ganhou força em diferentes partes do mundo, causou barulho e pressionou até ser ouvido, graças ao movimento feminista nós conhecemos muitas das datas que homenageiam figuras femininas e que levam a mensagem da igualdade de gêneros para todos os cantos do globo.

E com o dia das mães não foi diferente, o movimento feminista foi fundamental na criação dessa data que comemoramos todos os anos!

Uma escolha injusta!

Em 1981, o economista Gary Becker argumentou que os princípios do livre mercado também se aplicavam ao lar. A família funcionava como uma pequena fábrica, com cada pessoa fazendo escolhas racionais para maximizar o valor, escreveu ele em “Um Tratado sobre a Família” (parte do corpo de trabalho pelo qual ele mais tarde ganharia o Prêmio Nobel).

“É o neoliberalismo como sistema econômico – a desregulamentação e o desinvestimento em apoio e assistência”, disse Orgad. “Mas também é o neoliberalismo como racionalidade – como nós, como indivíduos, internalizamos essa ideia de que somos responsáveis ​​por nossas vidas e é nossa culpa se falhamos, porque fazemos escolhas.”

Em meados da década de 1980, a ideia se solidificou como “A escolha da mãe”, como dizia a manchete da Newsweek de 1986. A escolha foi apresentada como ou / ou – trabalhar ou ficar em casa – ou para explicar por que as mulheres “escolhem” empregos de menor remuneração.

“O que está implícito na lógica conservadora é que as boas mães fazem a escolha certa, e a escolha certa é priorizar sua família”, disse Swinth – embora ela tenha dito que essa lógica se aplica principalmente a mulheres brancas casadas de classe média.

Ideias de ações de dia das mães na empresa para fugir do convencional! 4
Nem sempre essa escolha é uma decisão fácil para as mães!

A ideia de escolha foi se dissolvendo com o tempo, mas ainda sim podemos observar reflexos dessas filosofias até os dias de hoje, muitas vezes a mãe se encontra em um lugar de escolha desconfortável, onde não existe certo ou errado!

Segundo o jornal The New York Times, hoje em dia, a divisão é menos acentuada: três quartos das mães estão empregadas. Mas muitas se sentem forçadas a tomar decisões dolorosas, como deixar seus filhos sob cuidados inadequados ou trabalhar em empregos que eles dizem que não teriam escolhido em circunstâncias diferentes.

Ainda é enquadrado como uma decisão da própria mulher – inclinar-se em uma decisão ou optar por se ausentar de outra – e a linguagem de escolha continua a moldar os debates políticos e sociais da sociedade atual.

A importância de homenager no dias das mães!

Eventos anuais e datas comemorativas são ótimas oportunidades para engajar colaboradores. Ao celebrar na empresa os períodos festivos, é possível aproximar mais as equipes de seus gestores, obtendo uma sinergia mais positiva no ambiente de trabalho.

Com a chegada do Dia das Mães, algumas ações podem favorecer o clima corporativo ao organizar pequenas festividades e homenagens que proporcionam grande impacto afetivo no cotidiano da empresa.

Se incorporadas à sua cultura organizacional, essas comemorações ajudam a construir laços, engajar o time e promover um ambiente mais colaborativo a fim de reforçar os valores da sua organização. Mostram ainda, o quão importantes são seus colaboradores, reconhecendo suas habilidades e méritos em crescer juntos da empresa.

Ideias de ações de dia das mães na empresa para fugir do convencional! 5
O feedback é uma forma de reconhecer seus colaboradores.

Em uma pesquisa feita pela Gallup, podemos identificar que engajar seus funcionários e colaboradores gera diversos indicadores positivos de desempenho.

No gráfico podemos notar que quanto mais engajados os colaboradores, maior a produtividade, o lucro e as avaliações dos clientes, em contrapartida o número de acidentes e a procrastinação diminuíram favorecendo o aumento de performance geral da instituição.

Ressignificar o dia das mães!

Este é um Dia das Mães diferente. Estamos enfrentando um grande desafio no mundo, o que tem feito com que muitos filhos não tenham a oportunidade de estar com suas mães, com as mães especiais que fazem parte de suas vidas. Um dia em que muitas dessas pessoas sentem uma saudade enorme no peito, por não poderem abraçar, beijar as maiores preciosidades que existem para elas: seus filhos.

Em algum momento isso pode realmente acabar gerando certa angústia e ansiedade, em praticamente todos os membros da família, principalmente em mães e filhos que já não moram mais na mesma casa. E é normal que isso aconteça, já que todos nós enfrentamos juntos uma situação totalmente atípica. 

No entanto, isso não quer dizer que devamos deixar a tristeza tomar conta. Pelo contrário, é preciso ressignificar este momento e encontrar novas maneiras de comemorar, de “estar junto”, mesmo que distante, e de levar amor e alegria pro dia dessa pessoa tão importante em nossa trajetória. 

Para deixar o Dia das Mães mais perto da causa feminista, podemos fazer muito mais que dar flores e chocolates habituais a elas. Aliás, essa é uma ótima oportunidade para refletir sobre o papel que as mães têm em nossas vidas. Avós, amigas e tias também merecem ser lembradas pela força.

Ideias de ações de dia das mães na empresa para fugir do convencional! 6
Tias, amigas e avós também devem ser lembradas nesse dia das mães!

Você pode trazer a maternidade feminista à tona parando de presumir que sua mãe quer bombons ou cremes e deixando que ela decida o que gostaria de fazer nesse dia. Seja para cuidar de si mesma, curtir um evento musical on-line ou ficar off das atividades de casa, coloque a decisão nas mãos dela.

Isso significa que não podemos presentear nossas mães? Pelo contrário. O ato de presentear é uma excelente maneira de demonstrar o quão importante elas são em nossas vidas. É por esse motivo que, durante a escolha dos presentes, o ideal é optarmos por itens que tenham tudo a ver com a personalidade e os gostos delas, apostando na originalidade e esquecendo os itens comuns e clichês.

Pensando nisso, separamos algumas ideias de ações para celebrar o dia das mães na empresa, para que você possa surpreender, homenagear e engajar, neste domingo do Dia das Mães, sem que para isso você tenha que quebrar o isolamento social. Confira:

Workshops online, a solução perfeita para engajar e homenagear no dia das mães!

Pensando em atividades que fogem do clichê e do tradicional e que exaltam toda importância e simbolismo do dia das mães, pensamos em workshops online em tempo real, dinâmicos e interativos que procuram solucionar algumas das principais dores das mães durante esse período delicado em que vivemos! Veja alguns temas para trazer a tona neste dia das mães:

Maternidade e Carreira: Como conciliar?

No contexto das escolhas, as mães sempre acabam enfrentando momentos em que tem que conciliar a carreira junto da maternidade, pensando nesse momento tão delicado, nós preparamos um workshop totalmente online em tempo real que vai mostrar soluções e caminhos para conciliar a tão desejada maternidade com a carreira profissional.

A atividade é totalmente dinâmica e interativa e conta com profissionais que vão sanar as eventuais dúvidas e fazer com que todas as mães se sintam seguras e confiantes para conciliar as duas vertentes.

Ideias de ações de dia das mães na empresa para fugir do convencional! 7
Aprenda como conciliar maternindade e carreira nessa workshop feito para o dia das mães

Mães Multitarefas: Os desafios da pandemia!

Durante a pandemia mais do que nunca as mães têm que assumir uma infinidade de papéis, trabalho, filhos, casa, contas, problemas!

Pensando nas mães multitarefa esse workshop online em tempo real mostra maneiras de conciliar todas as tarefas durante esse período delicado sem enlouquecer!

Ideias de ações de dia das mães na empresa para fugir do convencional! 8
Nesse período, as mães multitarefas assumem um papel fundamental!

Gerenciamento do tempo e filhos em casa

Atualmente é difícil gerenciar o tempo e ainda dar a atenção para os filhos, durante esse período onde todo mundo está em casa junto dos filhos a impressão que temos é que o dia tem menos de 24 horas!

Nesse workshop online as mães vão entender como gerenciar o tempo com os filhos em casa! Tornando todo dia mais produtivo e especial, mostrando maneiras de administrar seu tempo da forma correta e coerente!

Ideias de ações de dia das mães na empresa para fugir do convencional! 9
Gerenciar o tempo e os filhos em casa é uma tarefa difícil até para as mães multitarefas!

A importância do autocuidado / Momentos de Pausa / Tempos para vida

Apesar de muitas vezes serem multitarefas e preocupadas, as mães precisam de alguns momentos de pausa e relaxamento!

Nesse workshop online em tempo real as mamães vão entender a importância do autocuidado, dos momentos de pausa e como separar um tempo para a vida sem deixar o papel de mãe de lado!

Além disso, os workshops ainda podem ser realizados em conjunto com experiências únicas e inesquecíveis, como por exemplo uma carta especial para cada uma das mulheres, uma serenata dedicada a elas, uma palestra, ou até um evento totalmente customizado!

Espero que esse artigo tenha ajudado você a conhecer um pouco mais toda a história e os valores que permeiam essa data tão importante  que é o  dia das mães. 

Quer conhecer ideias  de ações para o dia das mães na empresa? clique aqui 

Ideias de ações de dia das mães na empresa para fugir do convencional! 10
No dia das mães, é importante não esquecer do autocuidado!

Leia também esses artigos