Conteúdo deste artigo

COMPARTILHE
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email

Conteúdo deste artigo

Entenda a causa e a importância de homenagear no

Dia das Mulheres!

 

Entendendo a importância do Dia das Mulheres.

O dia internacional da mulher sempre é comemorado no dia 8 de março. Nessa data é frisada a importância da mulher na sociedade e em todas suas vertentes, além de falar sobre o caminho de lutas e conquistas que as mulheres tiveram de trilhar até chegar aqui, a data ainda conta com discursos sobre igualdade de gêneros que demonstram com ênfase a importância da mulher no mundo todo!

A origem dessa data é associada a uma série de manifestações, greves e reivindicações por direitos feitas durante os anos de 1900 a 1930 em vários locais do mundo como Rússia, Alemanha e Estados Unidos.

Homenagem dia da mulher! 1
Pesquisa que evidencia a desigualdade de gêneros.

Reconhecimento e oficialização pela ONU.

A Organização das Nações Unidas tinha esse assunto em pauta e como forma de homenagem declarou o ano de 1975 como “Ano Internacional da Mulher”, e a partir desse ano o 8 de março ganhou o nome que conhecemos e foi oficializado como Dia Internacional das Mulheres.

Homenagem dia da mulher! 2
Imagem que demonstra e ilustra o dia internacional das mulheres.

Desde então anualmente durante essa data, podemos ver diversas manifestações e protestos que apoiam a causa e reivindicam direitos para a esfera feminina, visando sempre a igualdade de gêneros e o empoderamento feminino.

 A mudança do papel das mulheres.

Durante muitos séculos a mulher foi designada somente para atividades domésticas e familiares, mesmo nas sociedades mais democráticas as mulheres ainda não possuíam a mesma liberdade da esfera masculina.

Com o surgimento do feminismo, a mulher pode ver a sociedade e as configurações sociais em que ela era inserida de uma forma totalmente diferente! As concepções que cercam o assunto mudaram agressivamente e a função domestica não é mais vista como exclusiva e mandatória para o sexo feminino.

A mudança de papeis das mulheres com relação a sociedade fica muito clara se compararmos as funções que elas desempenham hoje em dia! A mulher busca cada vez mais a qualificação e deixa de lado a função majoritariamente doméstica.


Homenagem dia da mulher! 3
Gráfico mostra a redução de número de filhos por mulher ao decorrer das décadas.

A cultura da mulher exclusivamente designada para funções doméstica perde ainda mais força com a introdução dos métodos contraceptivos e com a onda de inserção no mercado de trabalho, mas isso ainda não significa que as mulheres não sofrem preconceitos dentro do mundo corporativo e que existe uma equidade de privilégios e direitos quando comparada a um homem.

A difícil inserção da mulher no mercado de trabalho.

Com o passar a transformação da sociedade junto das mudanças de concepções sociais e de gênero ao redor do assunto fez com que a mulher assumisse diferentes posições e objetivos. Hoje a mulher procura se firmar profissionalmente e buscar se inserir no mercado de trabalho com tanta qualificação quanto qualquer outra pessoa independente gênero, deixando a história de que mulher “só cuida da casa” de lado e mostrando todo o potencial que as mulheres tem no ambiente corporativo!

Foi somente a partir da segunda guerra mundial que o movimento ganhou força, sendo assim, as mulheres começaram a ocupar cargos antes majoritariamente ocupados por homens e consequentemente ganharam mais espaço para se inserirem e reivindicarem direitos e igualdade.

Junto da onda de inserção feminina no mercado de trabalho, uma quebra de cultura machista pôde ser vista no mundo todo, e então o feminismo foi ganhando forma e força visando a igualdade de gêneros e o empoderamento feminino dentro dos papeis onde as mulheres não eram reconhecidas.

Homenagem dia da mulher! 4
Ilustração que demonstra a desigualdade de gêneros.

Hoje em dia, mesmo com leis que asseguram os direitos que as mulheres possuem dentro do mundo corporativo, elas ainda encontram muitas dificuldades para se inserirem e terem as mesmas oportunidades que os homens!

As configurações socias mudaram e as mulheres estão mais preparadas do que nunca em questões de qualificação profissional.

A importância do empoderamento feminino.

De acordo com o dicionário, a palavra empoderamento significa “conceder ou conseguir poder; obter poder”. Com origem no inglês “empowerment”, o termo foi traduzido pela primeira vez pelo pedagogo e filósofo brasileiro Paulo Freire. Para ele, empoderamento significa a “capacidade do indivíduo de realizar as mudanças necessárias para evoluir e se fortalecer”.

Homenagem dia da mulher! 5
Imagem que representa o empoderamento feminino.

Em 2010, a Organização das Nações Unidas (ONU) publicou um documento chamado “Os Princípios de Empoderamento das Mulheres”. O principal objetivo era mostrar às empresas e companhias como elas poderiam conceder mais poder para as mulheres.

Os 7 princípios básicos do empoderamento são:

– Estabelecer liderança corporativa sensível à igualdade de gênero, no mais alto nível.

– Tratar todas as mulheres e homens de forma justa no trabalho, respeitando e apoiando os direitos humanos e a não-discriminação.

– Medir, documentar e publicar os progressos da empresa na promoção da igualdade de gênero.

– Promover educação, capacitação e desenvolvimento profissional para as mulheres.

– Apoiar empreendedorismo de mulheres e promover políticas de empoderamento das mulheres através das cadeias de suprimentos e marketing.

– Garantir a saúde, segurança e bem-estar de todas as mulheres e homens que trabalham na empresa.

– Promover a igualdade de gênero através de iniciativas voltadas à comunidade e ao ativismo social.

Assim, o empoderamento feminino se refere basicamente a dar poder para outras mulheres, para que cada mulher possa assumir seu poder individual. Com isso, há crescimento e fortalecimento do papel de todas na sociedade.

Colhendo resultados positivos.

A implementação do empoderamento feminino dentro do mundo empresarial gera muitos adendos sobre o tema. Isso indiretamente ou diretamente gera conteúdo, mudanças e crescimento para o negócio o que naturalmente significa um aumento de resultados positivos dentro da empresa e um maior volume de negócios, o que fica evidente se olharmos para esses pontos:

– Entender o público alvo da nossa empresa muitas vezes é difícil, quando o escopo é uma mulher, nada melhor que outra mulher para entender suas dores e necessidades e assim montar e planejar o melhor produto ou serviço para aquele público alvo. Ter vozes femininas dentro da empresa pode ser um diferencial imprescindível na hora da criação e deve ser considerado como fundamental nos dias de hoje para um crescimento saudável da empresa no setor criativo.

– As mulheres são tão qualificadas profissionalmente quanto os homens, na hora de reter talentos dentro da empresa, muitas vezes alguns passam despercebidos pela desigualdade de gêneros! Dar espaço as mulheres dentro da empresa permite que a organização aproveito todo talento disponível no mercado, independente do gênero da pessoa.

– Pesquisas afirmam que empresas onde há igualdade de gêneros são mais atrativas, portanto, consequentemente, a retenção e o engajamento dos colaboradores possibilidade um aumento da produtividade e reconhecimento de talentos dentro da instituição.

– A empresa ganha outra cara! Instituições exercem o empoderamento feminino internamente dentro dos seus processos são vistas com bons olhos pela sociedade e como consequência podemos observar um aumento de vendas, um fluxo de caixa com mais lucros e acima de tudo um diferencial diante seus concorrentes.

As pesquisas comprovam!

Uma análise de dados feito pelo Bank of America Merrill Lynch revelou uma informação interessante: empresas que possuem mais mulheres em posições executivas lucram mais.

No período entre 2010 e 2016, empresas da S&P nas quais pelo menos 25% dos executivos eram mulheres tiveram uma performance maior em comparação com empresas que não atingem este índice. Confira a seguir:

Homenagem dia da mulher! 6
Gráfico expressa a diferença de performance em setores onde as mulheres estão mais inseridas.

Diversidade de gênero pode trazer melhores performances”, escreveram estrategistas do Bank Of America em uma análise liderada por Savita Subramanian. A presença de mulheres nos conselhos de empresas da S&P é de 22%, atualmente.

Um estudo McKinsey de 2015 ainda afirma que há uma relação importante entre diversidade na liderança e performance financeira – o que também foi provado na análise. No artigo, foi afirmado que empresas com maior diversidade de gênero estão 15% mais propensas a terem o lucro acima da média da indústria.

Agora, a presença de mulheres em cargos executivos não traz apenas igualdade de gênero e diversidade às empresas, mas também pode trazer mais rendimentos e garantir o sucesso de qualquer ecossistema.

“Empresas que investem em mulheres tendem a ter atributos fundamentais mais favoráveis e, com o aumento do investimento em impacto, uma crescente base de investidores”, afirmou o Bank of America.

Dia da mulher na empresa, faz sentido?

Com certeza! Entender e compartilhar a importância dessa data é essencial e demonstra que a empresa está realmente preocupada em abrir diálogo  e caminhos para promover de fato a igualdade de gênero. É um dos fatores que permitem que as empresas também trabalhem aspectos relacionados ao employer branding sempre procurando frisar o brado do Dia das Mulheres e o seu histórico de lutas e conquistas realizadas pela causa e que reconhecem o esforço e merecimento da equidade de gêneros que o movimento feminista sempre buscou.

Homenagem dia da mulher! 7
Imagem que representa o movimento do dia da mulher!

 

Ideias de ação dia da mulher!

Engana-se quem ainda aposta na velha fórmula de presentear mulheres nesta data com flores, chocolates ou algum artigo de beleza. Estes itens são perfeitamente aceitáveis desde que estejam dentro de um conceito maior que de fato traga uma troca e uma reflexão sobre este tema tão importante!

Histórias tristes, felizes mas com um ponto em comum: a luta constante. É nessa linha que os gestores de recursos humanos deveriam seguir quando pensam em celebrar o dia da mulher nas empresas conforme o calendário se aproxima, ainda nos deparamos com ações que por vezes e infelizmente ainda são superficiais. Mais do que nunca é preciso experienciar e impactar com uma mensagem clara.

Homenagem dia da mulher! 8
Ilustração que expressa a desigualdade de gêneros.

O verdadeiro presente de dia da mulher está no resultado efetivo da ação a ser realizada onde já passou da hora das equipes de RH irem buscar soluções realmente inovadoras e criativas que resgatam o sentimento de respeito às colaboradoras, reforçando o significado e importância da data e que trazem um grande impacto dentro e fora da empresa.

Preciso de dicas para o dia da mulher na  empresa!

Vivemos um momento delicado com a pandemia e  planejar e montar ações para engajar colaboradores durante uma pandemia não é uma tarefa fácil! Mas engajar e conscientizar é uma tarefa primordial em um tempo em que grande parte dos colaboradores estão ainda em home office e que grande parte deverão permanecer após indicadores de performance demonstrarem claramente que isso trás ganhos diversos aos colaboradores e às empresas,  a partir de um aumento exponencial de performance e de entrega de resultados conforme se vê abaixo:

Homenagem dia da mulher! 9
Pesquisa mostra que boa parte das pessoas gostariam de trabalhar no modelo home office mesmo após a pandemia.

Para atender a essa necessidade, os times de relações humanas tem procurado ideias de eventos de dia da mulher por meio de eventos  online e em tempo real que permitam que os colaboradores não só absorvam a mensagem principal da ação mas também que ocorra algum tipo de interação. 

A equipe da Original Experience, especializada em experiências disruptivas de impacto identificou um expressivo aumento na busca por eventos híbridos que misturam as ações online com elementos físicos como kits para o dia da mulher, além de cestas e insumos que servem como atores que farão parte de determinadas experiências e que atuam também como presentes para o dia da mulher dentro de um contexto maior.

Fizemos uma lista com dicas de ações para o dia da mulher na empresa:

1) Experiência cervejeira

Workshop online e em tempo real de degustação de cervejas promovido por duas mulheres especialistas que além da cerveja, vão falar também sobre empoderamento feminino e os desafios que enfrentaram em um universo extremamente masculinizado.

 2) Debate entre as mulheres

Promover um debate franco e aberto entre as colaboradoras abrindo espaço para falarem das dificuldades e desafios enfrentados é uma excelente ação para promover este tema. É importante que esse tipo de ação não seja considerada somente no mês da mulher mas ao longo de todo ano.

3) Pra que marido?

Uma verdadeira aula de empoderamento, autonomia e autoconfiança! Neste workshop online e em tempo real, as participantes vão ter a oportunidade de colocar a mão na massa aprendendo a fazer pequenos reparos residenciais onde elas poderão fazer tudo o que desejarem sem precisar da ajuda de ninguém!

4) Livros, cursos e filmes

Promover o conhecimento através de um programa de troca de livros, filmes e cursos sobre o tema é uma ótima maneira de implementar uma cultura voltada a mulher. Pode ser uma simples ação onde as próprias colaboradoras podem indicar documentários ou trocar livros.

5) Finanças para mulheres

A autonomia e a importância da independência financeira para as mulheres! Uma profissional especialista em consultoria financeira vai abordar de forma prática, ricos ensinamentos sobre ganhos financeiros, estágios da vida e carreira, objetivos de vida, reservas de emergência, realização de sonhos e investimentos e demonstrar que não se trata apenas de igualdade de ganhos entre os gêneros, mas igualdade de poder de decisão e de gestão de patrimônio e, mais do que nunca, que as mulheres precisam saber dirigir suas próprias vidas!

6) Palestras motivacionais dia da mulher

Nada melhor do que reunir palestrantes mulheres que vão abordar diversos aspectos que permeiam o tema do empoderamento feminino através histórias e cases reais que despertam profunda reflexão entre as colaboradoras e que trazem a tona verdadeiro despertar seja em questões pessoais ou profissionais.

Esperamos que esse artigo tenha contribuído com este  tema tão importante. É preciso realmente refletirmos que este é um processo longo e contínuo que acima de tudo deve ser transformado em atitudes e ações que possam um dia trazer a igualdade de gênero que tanto precisamos enquanto sociedade. Estamos no caminho mas falta muito a percorrermos.

Sobre a Original Experience

A Original Experience é uma empresa que trabalha proporcionando experiências de impacto econômico, social ou ambiental onde acreditamos que é perfeitamente possível gerar lucro com propósito através de experiências únicas e disruptivas, com criatividade e inovação. 

A Original trabalha no planejamento, montagem e execução de ações para o mercado B2B através de uma profunda imersão no briefing dos clientes para tornar as ações memoráveis e inesquecíveis. Em nosso portfolio de clientes já atendemos empresas como  Google, Itaú, Saint Gobain, Heineken, Amaro entre outras empresas.

Conheça nosso site e clique aqui!

Leia também esses artigos