Conteúdo deste artigo

COMPARTILHE

Conteúdo deste artigo

Halloween na empresa: dicas e ideias para          surpreender o time

Datas comemorativas como o Halloween na empresa são ótimas oportunidades de integrar, engajar e ter o time! É aquele evento corporativo divertido, que proporciona aos colaboradores um momento para descontrair.

Separamos algumas informações sobre a data, dicas e ideias de ações e eventos. Vamos lá?!

O que é Halloween?

O Halloween é uma comemoração muito tradicional nos Estados Unidos, com festas nas quais as pessoas se fantasiam de monstros e personagens assustadores. Além disso, crianças fantasiadas andam pelas ruas, pedindo doces de porta em porta. A famosa frase: “doces ou travessuras”!

A celebração ocorre em muitos países e se popularizou no Brasil durante as últimas décadas, principalmente por conta da internet. Também pode ser conhecido como Dia das Bruxas e acontecem, principalmente, festas de fantasia para adultos e comemorações para crianças em algumas escolas. Outro evento popular é o Halloween na empresa!

Como surgiu o Halloween?

E qual a origem do Halloween? Diferente do que muita gente pensa, não foi nos Estados Unidos! O Halloween surgiu a partir do festival Samhain, praticado pelo povo celta. Os celtas habitavam as Ilhas Britânicas e praticavam uma religião pagã, antes do cristianismo chegar na região. 

Samhain era dedicado aos mortos e era uma passagem de fim de ano. Também era uma passagem do verão para o inverno, o período em que as colheitas se iniciavam. Por fim, o festival também tinha um aspecto sobrenatural, pois os celtas acreditavam que, durante o Samhain, as barreiras entre o mundo dos vivos e dos mortos deixavam de existir.

O surgimento do Halloween como conhecemos hoje aconteceu por meio da fusão de elementos da cultura pagã dos celtas com elementos cristãos introduzidos quando as Ilhas Britânicas foram cristianizadas. Isso ocorreu entre os séculos XIV e XVII. As práticas eram pagãs, mas os cristãos fizeram adaptações e contribuíram para que elas fizessem parte da tradição popular, alcançando até o ambiente corporativo, com o Halloween empresa.

Halloween na empresa: o que é e porque importa?

No cenário empresarial, é comum o investimento em ações e eventos corporativos que almejam o bem-estar dos colaboradores dentro da empresa, o engajamento e motivação e a integração entre pessoas. E é claro que tudo isso ajuda na retenção de talentos!

Seja qual for seu objetivo, os eventos empresariais são indispensáveis na hora de melhorar o clima organizacional.

O Halloween na empresa é um evento corporativo que envolve elementos clássicos da data. A decoração Halloween empresa, como lanternas, teias, fogueiras e abóboras. Fantasias e máscaras, além dos doces é claro, também são essenciais!

Como organizar o Halloween na empresa?

Um bom Halloween na empresa não existe sem uma boa organização! E essa lógica vale para qualquer evento corporativo. Selecionamos algumas dicas para tudo dar certo:

– Comece com a decoração Halloween empresa, decorando as áreas comuns com: teias de aranha, abóboras, bruxas, fantasmas, lanternas, morcegos, etc. Mudar o ambiente de trabalho para sair da rotina é super importante.

– Trabalhe o Halloween antes do evento em si! Para todos entrarem no clima, sabe? Além do convite temático, considere dicas de filmes de terror, divulgue curiosidades sobre a data, etc.

– Faça um cantinho para doces e comidas “assustadoras”, em formatos de dedos ou insetos. A comida e a bebida são uma parte importante de todo evento corporativo. Também dá para brincar com alimentos vermelhos que parecem sangue, por exemplo. Algum colaborador trabalha remotamente? Envie kits de guloseimas pelo correio.

– Fantasias! Incentive que os colaboradores venham fantasiados. Uma boa dica é dar um prêmio para a melhor fantasia.

Ideias de ações para Halloween trabalho

A curadoria da Original Experience selecionou experiências diferentes para o Halloween na empresa. Personalizamos cada ação para a empresa e cuidamos de tudo por você, do começo ao fim.

Quer surpreender o time? Confira estas ideias:

  1. Halloween Original

Um evento assustador completo! Tudo começa com as boas-vindas horripilantes, em que os colaboradores são recebidos por uma equipe de monstros e ganham máscaras temáticas. Maquiadoras talentosas também estarão à disposição para quem quiser uma maquiagem assustadora, desde zumbis até vampiros. No concurso de fantasia, o vencedor recebe um prêmio especial. Também tem um espaço com cenário de Halloween para que o time tire fotos e lanches temáticos. Por fim, a Discoteca do Além, com músicas de terror para dançar! Para complementar a experiência e envolver os participantes em um clima temático gerando maior engajamento, será possível incluir um kit especial para envio antes do evento.

  1. Oficina de Escultura  de Abócoras

As abóboras são um símbolo clássico do Halloween! Nos EUA, é comum fazer esculturas de abóboras e usá-las como decoração. Com essa oficina, os funcionários vão aprender várias técnicas para esculpir rostos assustadores ou designs criativos em abóboras. E que tal uma competição? Quem fizer a abóbora mais assustadora ganha um prêmio especial!

3. Teatro Interativo do Mistério

Um teatro com muito mistério, em que os colaboradores participam da história. Investigar um crime fictício ou resolver um enigma assustador, por exemplo! A história também pode ser baseada em lendas urbanas ou histórias de terror conhecidas. A escolha é sua. O time será encorajado a interagir e tomar decisões que influenciam o desenrolar da história.

 4. Escape room de Halloween

Uma sala de fuga é um jogo em que a equipe de colaboradores descobre pistas, resolve enigmas e realiza tarefas. O objetivo é escapar da sala antes que o tempo se esgote! Neste caso, o escape room é totalmente assustador. Uma ótima forma de comemorar o Halloween, se divertir e trabalhar o team building.

  1. Hackathon Assombrado

Nesta experiência, os colaboradores precisam formar equipes para criar projetos relacionados ao tema! Eles podem desenvolver aplicativos, jogos ou soluções tecnológicas assustadoras. Ao final, as equipes apresentam suas criações em um ambiente de terror, com decoração apropriada. Um jeito divertido de desenvolver o trabalho em equipe, a criatividade e a inovação.

Agora você já sabe tudo sobre Halloween na empresa! Ações de endomarketing e campanhas internas são uma forma essencial de fortalecer o relacionamento entre uma organização e seus colaboradores.

A Original tem um time especializado em eventos e ações corporativas, além de anos de experiência na área. Combinamos qualidade, com custo benefício e agilidade. Para conferir todas as experiências da Original para o Halloween na empresa, clique aqui.

Leia também esses artigos